Uema discute parcerias com lideranças indígenas do Centro de Saberes Tukàn

Por em 19 de junho de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão por meio do seu Magnífico Reitor, Walter Canales, reuniu-se com as lideranças indígenas Fabiana Guajajara e Silvio Guajajara do Centro de Saberes Tukàn, na última sexta-feira (16), para discutir parcerias e futuras ações em apoio aos povos originários.

Buscando estreitar relações com alunos, professores e servidores da Uema, o instituto que age em defesa da Região Amazônica, buscando autonomia através da educação e da soberania alimentar para os povos originários, reuniu-se com professores e superintendentes da Universidade para firmar e fortalecer parcerias para além do projeto Women in Science: UK – Gender Equality Partnerships em que a Universidade Estadual do Maranhão já é parceira com apoio do British Consuil.

De acordo com a Pró-reitora de graduação, Profº Monica Piccolo, parcerias com institutos como o Centro de Saberes Tukàn são fundamentais para uma universidade pública.

“É através da pluralidade que se produz conhecimento. Então, quanto mais plural, quanto mais diversa for a universidade, mais chances nós teremos de construir um Maranhão diferente, centrado, fundamentalmente na produção de conhecimento, que vai emergir, de relações entre diferentes e também entre entre iguais. E nós estamos em um estado que é  o segundo estado com maior índice de conflito em torno da terra indígena, em que há muitas comunidades quilombolas expropriadas, então inseri-los na universidade também é abrir uma possibilidade de restauração”, explica a pró-reitora.

Durante a reunião, a universidade firmou um compromisso de visitar e conhecer as instalações do Centro de Saberes com professores e alunos.

“A Universidade Estadual do Maranhão ao conhecer os projetos que os representantes do Centro de Saberes Indígenas sente-se no dever de contribuir de alguma forma, seja com seus acadêmicos, seja com seus professores, colaboradores e por isso em reunião marcamos dois eventos, primeiro conhecer o local onde está instalado a parte inicial do Centro de Saberes para posteriormente fortalecer ainda mais nossas parcerias”, comenta o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Walter Canales.

Para a pedagoga e ativista indígena Fabiana Guajajara, as ações já realizadas pela Universidade Estadual do Maranhão funcionam como um primeiro passo dado, que o momento é de fortalecer as relações já existentes entre Universidade e povos originários.

“Nosso papel é fortalecer as parcerias que já existem. O Instituto Tukàn serve exatamente para isso, fortalecer as iniciativas e apoiar todos os trabalhos que vão ser desenvolvidos dentro do território fazendo uma troca de conhecimentos, tanto dos nossos alunos recebendo formação dos professores como do contrário, já que temos um campo enorme de diversidade de pesquisa que é um processo de longo prazo. O que sentimos é que o primeiro passo já foi dado, que é bater na porta certa, que são as portas da universidade, vimos potencial na Universidade Estadual do Maranhão e queremos apenas ampliar com as metodologias de educação ambiental e todas as vertentes da educação que já existem aqui”, finaliza.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho