Uema promove reunião técnica para traçar parcerias com Iema, Ufma e Conselho Regional de Biblioteconomia

Por em 15 de setembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu, nesta sexta-feira (15), representantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e do Conselho Regional de Biblioteconomia para tratar sobre possíveis parcerias entre as instituições para fomentar as bibliotecas e o índice de leitura entre alunos no Estado. Na oportunidade, reuniram-se com a diretora de Bibliotecas da Uema, Kátia Soares, as representantes dos entes Djalda Muniz, Emanoely Santos e Leoneide Martins.

“O Iema e o Conselho Regional de Biblioteconomia entraram em contato com a Biblioteca Central da Uema para que a gente fizesse uma reunião técnica para estabelecer possíveis parcerias e, também, o que a gente poderia fazer para melhorar tanto o nível de leitura de conhecimento dos alunos do Iema quanto os alunos da Universidade. Além disso, traçar alguns projetos de extensão em parceria com diversos órgãos do Estado”, afirmou a diretora das bibliotecas da Uema, Kátia Soares.

Segundo a diretora, as parcerias estão sendo traçadas com objetivo de melhorar o índice de leitura, divulgar a literatura maranhense e estabelecer locais de uso da informação, seja ela através de tablets, computadores, sarais, leituras e grupos de leitura técnica.”Esse é um grande momento para que a gente possa estar melhorando pontos como os níveis de IDH e de tantas outras coisas que perpassam primeiro pela educação, porque tudo que é fundamental para a nossa vida ocorre primeiro pela educação”, pontuou a diretora Kátia Soares.

“Nós estamos aqui com o propósito de avaliar o trabalho da biblioteconomia no Maranhão, mas por outro lado também criar parcerias que possam vislumbrar projetos efetivos no campo da leitura, da formação de leitores e da mediação de leitura, porque entendemos que a biblioteca é mais do que um conjunto de acervo. A biblioteca é um espaço laboratório para fora, para formação de cidadãos, então o acesso à informação, à leitura, literatura e certamente as bases de dados que a gente vive são fundamentais”, afirmou a representante do curso de Biblioteconomia da Ufma, Leoneide Martins.

Segundo a professora Leoneide, as instituições têm uma responsabilidade social e política, e por isso precisam afinar as parcerias e ainda mais o conselho regional de biblioteconomia, como conselho de classe, também precisa participar dessas ações itinerantes para conseguir se aproximar muito mais dos profissionais da área e da sociedade.

Por: Anne Cascaes

Fotos: Thiago Martins