Conheça Nugeo, o Núcleo Geoambiental da Uema

Por em 15 de janeiro de 2024

Desde 2002, a principal fonte de informações sobre meteorologia, geoprocessamento e recursos hídricos do estado fica localizado na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Trata-se do Núcleo Geoambiental (Nugeo), atualmente vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Antes disso, em 1996, o Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (NEMRH) havia sido criado por meio de uma parceria do Governo Federal e Estadual para integrar o Programa Nacional de Monitoramento de Tempo, Clima e Recursos Hídricos, coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), através do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

O trabalho desenvolvido no Nugeo é referência dentro e fora do Maranhão, e repercute regularmente em veículos de imprensa com dados e entrevistas concedidas pelos pesquisadores da Uema.

Entre as atividades desenvolvidas regularmente pelo núcleo, estão a previsão diária do tempo para o Maranhão inteiro e também por microrregiões. Os pesquisadores do núcleo criam mapas de previsão, gráficos climáticos, fazem zoneamentos climáticos e agroclimáticos, além de balanço hidrológico para o setor produtivo.

Ao fornecer antecipação de eventos meteorológicos e diagnósticos geoambientais, o Nugeo colabora para que não só a população planejem suas atividades diárias, agricultores ajustem suas práticas, como auxilia nas medidas de segurança tomadas pelas autoridades.

Por isso, o Nugeo elabora informativos climáticos mensais, monitora constantemente os fenômenos El-Niño e La-Niña, analisa imagens de satélite de 15 em 15 minutos, possui plataformas de coletas de dados, banco de dados climáticos, além de prestar consultoria e laudos meteorológicos.

A importância dos estudos sobre esse assunto são tão importantes para o Maranhão, que, em 2023, a Uema anunciou o primeiro curso superior de Meteorologia Bacharelado, em São Luís.

Veja, abaixo, alguns projetos do Nugeo que foram destaque nos últimos anos:

– Criação do Primeiro Curso Técnico em Meteorologia do Brasil na Modalidade à Distância (2013-2015).
– A Segunda Turma do Curso Técnico em Meteorologia na Modalidade à Distância – ofertada no período de (2016 a 2018).
– Acordo de Cooperação Técnica entre o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM, representado pelo Centro Regional de Belém – CR-BE/CENSIPAM e a UEMA, visando o Intercâmbio Tecnológico para o Desenvolvimento de Pesquisas Científicas na Área de Meteorologia (2010-2014).
– Participação na Chamada Pública do MCT/CNPq/FNDCT- Ação Transversal, através do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE por meio do Projeto intitulado “Sistema de baixo custo para recebimento e análise de dados ambientais – o Sistema Geonetcast: Um Sistema de Monitoramento e Previsão de Curto Prazo baseado em Produtos de Sensoriamento Remoto”. Os equipamentos foram instalados na UEMA em outubro de 2016.
– O projeto: Implementação de um sistema de previsão do tempo operacional para o Porto do ITAQUI/MA. Contemplado em 2022 por meio de um edital da FAPEMA/EMAP, ficando este em primeiro lugar na UEMA e em terceiro lugar geral.
– Em maio de 2023 foi aprovado na UEMA o “Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Meteorologia”.
– Em maio de 2023, também foi submetido no Edital de Emendas Parlamentares – Deputado Duarte Júnior o Projeto “RENOVAÇÃO DAS ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS INSTALADAS NAS BACIAS DO MEARIM E DO ITAPECURU NO ESTADO DO MARANHÃO”.

Por Caio Marcos, Ascom/Uema