NOTA PÚBLICA


Por em 17 de abril de 2024



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Colinas, vem a público informar e justificar, a retirada de três palmeiras da espécie Roystonea oleracea (palmeira imperial) localizadas nas proximidades do prédio, mediante Laudo técnico, que avalia as condições fitossanitária e estrutural dos exemplares, que oferecem riscos de acidentes graves ou fatais com pessoas, e danos ao patrimônio predial.

As palmeiras apresentam sintomas típicos de “quebrado pescoço”, característicos da associação do inseto-praga denominado broca-do-olho-do-coqueiro e doença fúngica, com quebramento da região do palmito, provado pelo apodrecimento interno do estipe e comprometimento do meristema apical, impossibilitando a recomposição e recuperação dos mesmos.

A avaliação foi realizada pela Engenheira Agrônoma da Pró-Reitoria de Infraestrutura – PROINFRA/Uema, Lucilara Rodrigues Mendes e pelo Prof. Dr. Luís Felipe Rodrigues Aquino de Sousa, do Campus Colinas.

De acordo com a Instrução Normativa N° 6 de 23 de setembro de 2008, a espécie em questão, não compõe a lista de espécies ameaçadas na flora e seguirá a Instrução Normativa n° 1, de 02 de fevereiro de 2018 – SEMMAM, com atividade compensatória.

Cícera das D. Cunha Borba

Diretora do Campus Colinas

 



Últimas Postagens