Uema promove a 10ª Mostra de Profissões “Construa seu Futuro” em 2024

Por em 17 de abril de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prog), está se preparando para sediar a 10ª edição da Mostra de Profissões “Construa seu Futuro”. O evento está agendado para os dias 21 e 22 de maio de 2024, das 8h às 16h, com uma ampla programação que ocorrerá tanto no Campus Paulo VI quanto nos prédios do Centro Histórico.

A Mostra de Profissões da Uema tem como principal objetivo apresentar os cursos de graduação oferecidos pela instituição aos estudantes do ensino médio, especialmente aqueles do terceiro ano, tanto da rede pública quanto privada. O intuito é orientá-los em suas escolhas profissionais e informá-los sobre as perspectivas de carreira no mercado de trabalho.

Para o ano de 2024, a programação incluirá visitas monitoradas aos cursos e seus laboratórios, apresentação de projetos e programas, realização de palestras e momentos de confraternização com sorteios de brindes da universidade aos estudantes.

Os participantes também terão a oportunidade de conhecer mais sobre os Programas Especiais da instituição, o Núcleo de Tecnologias para Educação, a Superintendência de Gestão Ambiental, o Núcleo de Acessibilidade e o Vestibular (Paes 2025), onde poderão esclarecer todas as dúvidas relacionadas.

A Pró-Reitora de Graduação, professora Monica Piccolo, ressalta a importância da Mostra como uma oportunidade para apresentar diversas perspectivas de futuro aos estudantes. “Por meio deste evento, a Uema torna-se uma vitrine, abrindo suas portas para apresentar seus cursos e contribuir para uma escolha mais amadurecida”, destaca.

A 10ª edição da Mostra das Profissões em São Luís/MA contará com dois dias de programação. No primeiro dia, 21 de maio de 2024, as atividades ocorrerão no Campus Paulo VI durante todo o dia, com abertura no Ginásio da Uema às 8h, seguida de visitação aos cursos por meio de um rodízio de apresentações.

Já no segundo dia, 22 de maio de 2024, as apresentações serão realizadas nos cursos localizados nos prédios do Centro Histórico de São Luís/MA, no mesmo esquema organizado no dia anterior, porém desta vez apenas no turno da manhã.

O público-alvo do evento serão os estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas, principalmente os alunos do 3º ano do Ensino Médio, além de professores e responsáveis das respectivas escolas que acompanharão os alunos. Estima-se a participação de aproximadamente 2.000 pessoas, entre estudantes e professores da Educação Básica, considerando as edições anteriores, com ênfase na última.

As escolas interessadas em participar da 10ª Mostra devem preencher o formulário de inscrição disponível AQUI. O preenchimento do formulário deve ser feito exclusivamente pela gestão escolar, responsável por fornecer as informações necessárias para a participação no evento. É importante ressaltar que as vagas são limitadas, portanto, é recomendado que as escolas interessadas realizem suas inscrições o mais rápido possível.

A 10ª Mostra de Profissões “Construa seu Futuro” promete ser uma oportunidade valiosa para os jovens maranhenses explorarem suas opções educacionais e profissionais, além de estabelecerem contatos importantes com a comunidade acadêmica da Uema.

Por: Karla Almeida