Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional iniciam ciclo de palestras

Por em 23 de maio de 2013

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR) em parceria com o Grupo de Estudos sobre Dinâmicas Territoriais (Gedite), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), iniciaram na última terça-feira (22), na sala do mestrado do PPDSR no Centro de Ciências Sociais – CCSA, o primeiro Clico de Palestras, com a participação do professor Dr. Itaan Santos, coordenador do Laboratório de Extensão Rural (LABEX).

O evento contou com a presença de pesquisadores, alunos de mestrado e estudantes de graduação da Uema e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e tem como objetivo promover, durante três meses, um clico de palestra mensal sobre trabalhos relevantes que abordam a realidade maranhense.

O primeiro encontro do Ciclo teve como palestra “A dinâmica territorial nos Lençóis Maranhenses/MUNIM”, ministrada pelo professor Itaan Santos, que consistiu na apresentação dos resultados parciais da pesquisa, fruto de edital nacional lançado pelo CNPq, com financiado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial.

A metodologia da pesquisa analisou o desenvolvimento territorial dos Lençóis Maranhenses, com um total de 12 municípios, resultando em uma área de 14.374,9 km² e população de 252.306 habitantes, sendo 39,22% urbana e 60,78% rural.

O pesquisador explica como surgiu a ideia da pesquisa, “a principal questão que levou ao desenvolvimento da pesquisa foi entender se a ação que o governo federal estava fazendo com a implantação e o desenvolvimento desses territórios rurais tinha algum resultado. Assim, a pesquisa procurava apontar os resultados dessa política”, comenta.

Durante a palestra o professor apontou para essa área, a existência de quatro bacias hidrográficas, a bacia do Itapecuru, Munim, Periá e Preguiças e destacou, ainda, que a área analisada recebe pouca interferência do governo o que, de certa forma, contribuiu para a preservação do território. A pesquisa, que teve início em 2010 e termina no segundo semestre deste ano, já apresenta alguns resultado preliminares, como afirma Itaan Santos.

“O resultado da primeira fase do projeto mostra a divergência em diversos territórios. Percebemos que a análise de alguns locais foram melhores que em outros. Onde você tinha uma sociedade civil mais estruturada, com mais capacidade de articulação, a resposta a essa política é melhor. No nosso caso, a resposta não é muito boa, porque a nossa sociedade, nesse território analisado, não é muito bem organizada.  Isso acontece porque os projetos que vem acabam gerando muitos conflitos, tanto pela problemática das prefeituras quanto pela falta de compreensão da sociedade civil”, completa o pesquisador.

A palestra gerou debates entre os ouvintes, caracterizando um ponto positivo para esse primeiro encontro como explica José Sampaio de Matos Júnior, vice-coordenador do PPDSR e coordenador do grupo de pesquisa de Estudos sobre dinâmicas territoriais. “O ciclo de palestras surgiu da discussão dos membros do grupo de pesquisa de conhecer um pouco da realidade maranhense através das pesquisas realizadas por outros estudiosos do estado do maranhão. Para isso seria interessante conhecer esses pesquisadores e trocar experiências em termos de conhecer um pouco da realidade maranhense através das atividades que estão sendo realizadas”.

Uma iniciativa que é válida para Hélio Júlio Santos, estudante do curso de Geografia da Ufma que participou da palestra. “Tanto na Ufma quanto na Uema, existem grupos de pesquisas e extensão que trabalham com essas questões de territorialidade. Então, saber o que essas instituições estão produzindo é válida nesse sentido. Por outro lado nós, estudantes, avançamos em algumas questões técnicas e, também, na produção científica”, comenta o estudante.

O próximo Ciclo de Palestra está previsto para acontecer no dia 26 de junho e terá a participação do professor Benjamin Mesquita da Universidade Federal do Maranhão.