Alunos do CESC têm trabalhos aprovados no 11° Simpósio Brasileiro de Educação Química

Por em 20 de junho de 2013

Os alunos do curso de Química do Centro de Estudos Superiores de Caxias (Cesc), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), tiveram quatro trabalhos aprovados para o 11º Simpósio Brasileiro de Educação Química (Simpequi), que acontece de 28 a 30 de julho na cidade de Teresina-PI. Os trabalhos foram orientados pelos professores Péricles Mendes Nunes e Maura Célia Cunha e Silva do Departamento de Química e Biologia do Cesc. O 11º Simpequi é o maior evento sobre estratégias para o ensino de química no Brasil.

O evento é uma oportunidade para discentes e docentes aprenderem e ensinarem,  no âmbito da formação pedagógica e científica do ensino de química, tanto no ensino básico quanto no superior.

De acordo com o professor Péricles Mendes Nunes, os trabalhos aceitos pelo evento foram produtos de pesquisas em educação química que estão sendo desenvolvidos no curso de Licenciatura em Química do Cesc. “Os quatro trabalhos têm em comum a idéia de criar ou reconstruir meios para proporcionarmos um melhor aprendizado de química e uma maior aproximação do estudante ao raciocinar cientificamente”, destaca o professor.

Os trabalhos aceitos foram:

COAGULAÇÃO E VULCANIZAÇÃO DO LATEX NATURAL: Um experimento alternativo de baixo custo como ferramenta para o ensino de polímeros

Michely Silva Sousa, Marcelo Silva Sousa, Antonia Célia Ferreira Soares, Perícles Mendes Nunes

FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA CIDADE DE CAXIAS-MA: Possibilidade e desafios.

Jairina Nunes Chaves, Maura Célia Cunha e Silva, Tatiana de Oliveira Lopes

QUÍMICARD: Uma estratégia para o ensino de funções orgânicas oxigenadas no ensino médio.

Maria de Fatima dos Santos, Tuanny Andressa Ferreira Lima, Anna Carolina Sousa de Alencar, Francisca Adriana Lima Feitosa, Rayan Soares dos Santos, Maura Célia Cunha e Silva.

Uma proposta de ensino, constatação do HCI através da decomposição térmica do PVC.

Michely Silva Sousa (Cesc-Uema), Antonia Célia Ferreira Soares (Cesc-Uema), Fabrício Brito Teixeira (Cesc-Uema), Perícles Mendes Nunes (Uema/Ifma)