Uema realiza Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia

Por em 25 de agosto de 2013

Foi realizado, na manhã de quinta-feira (22), a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Participaram da solenidade o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), José Antônio Ribeiro de Carvalho; a coordenadora geral do PPGCSPA, Rosa Elizabeth Acevedo Marin (UFPA); o coordenador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), Alfredo Wagner de Almeida (UEA); Cláudia Maria Coelho Alves, representando a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra; a coordenadora do PPGCSPA na Uema, Cynthia Carvalho Martins; a coordenadora de Pós-Graduação, Cristiane Mirada; a representante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Lílian Gomes; a coordenadora geral do Movimento das Quebradeiras de Coco, Maria de Jesus Bringel; e a coordenadora da Mesa, Querobina Silva Neta.

Além disso, estiveram presentes alunos, professores e membros da administração superior da Uema, bem como pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior, representantes de comunidades quilombolas, pescadores, quebradeiras de coco e de outros movimentos sociais, integrantes do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN) e demais convidados.

Na oportunidade, a diretora do Museu de Astronomia da USP, Heloisa Bertol Domingues proferiu a conferência “História das Ciências e Saberes na Amazônia”, no qual apresentou aspectos relevantes das relações científicas e políticas nesse cenário.

Além disso, o Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia recebeu doações da biblioteca pessoal da professora doutora Conceição Raposo e da antropóloga Diana Antonáz, que foi professora de pós-graduação em Ciências Sociais da UFPA. O acervo é composto por livros raros na área da antropologia e Amazônia, que integrarão o setor de obras raras da Biblioteca do PPGCSPA.

Após o evento, foi realizado o lançamento do livro "Catálogo dos Povos e Comunidades Tradicionais: nova Cartografia Social", de Alfredo Wagner de Almeida e Emmanuel de Almeida Faria Júnior. Em seguida, aconteceu a inauguração do prédio dos Programas de Pós-Graduação do CCSA.

O vice-reitor Gustavo Pereira da Costa declarou que “é um orgulho estarmos, nesta manhã, testemunhando um momento tão esperado para todos os presentes. O Programa em Cartografia Social e Política da Amazônia, já se inicia com uma vasta produção acadêmica, com caráter multidisciplinar, a partir de vários olhares e saberes que se propõem a construir em conjunto. Lugar melhor não haveria para abrigar todas essas diferenças em um único espaço de debate e construção: a Universidade”. E finalizou: “estou muito feliz em vivenciar este momento, a Uema se renova com mais um programa de alto nível, e tenho a convicção de que será uma jornada gloriosa”.

Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em novembro de 2012, o PPGCSPA, que inicialmente ofertará Curso de Mestrado, é fruto de uma parceria entre a Uema, por meio do Departamento de Ciências Social e do Programa de Pós- Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a participação de professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

A área de concentração do programa estabelece uma interconexão entre as áreas da ciência política e da antropologia, observando no mapeamento dos aspectos étnicos, políticos, culturais, sociológicos, econômicos e geográficos no trato com as questões do estado, povos e comunidades tradicionais e territorialidades amazônicas.

Com esse curso, a Uema visa à formação de profissionais capazes de refletir sobre os processos de territorialização, que estão em curso na Amazônia, com ênfase nas ações estatais e privadas, bem como nas representações e práticas dos agentes sociais mobilizados em movimentos sociais.