UEMA realiza aula inaugural dos cursos técnicos do segundo semestre de 2012

Por em 26 de novembro de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET), realizou, no último sábado (24), a aula inaugural dos cursos técnicos, do segundo semestre de 2012, modalidade a distância de Meteorologia no Brasil, Manutenção Automotiva, Controle Ambiental, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

Participaram da solenidade o reitor da UEMA, José Augusto Silva Oliveira; o coordenador geral do UEMANET, Roberto Serra; o secretário adjunto da Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA), José Ribamar Torres, representando a secretária de Ciência e Tecnologia (SECTEC), Rosane Guerra; a coordenadora adjunta do e-TEC/UEMANET, Eliza Flora Muniz; o coordenador técnico da rede de computadores, Lúcio Campos; o coordenador do Curso de Segurança do Trabalho, Francimar Moreira; o coordenador do Curso de Informática, Reinaldo de Jesus da Silva; a coordenadora do Curso de Turismo, Hermeneilce Wasti da Cunha;  o coordenador do Curso em Meteorologia, Gunter de Azevedo; a coordenadora do Curso de Alimentos, Karina Pinheiro e a coordenadora do Curso de Meio Ambiente, Andrea de Araujo.

“Integrando a SECTEC, a UEMA inclui-se no Plano Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, dessa Secretaria, o qual reflete a demanda do estado, referente aos cursos de Educação Profissional, Capacitação Tecnológica, de graduação e de pós-graduação, além da extensão universitária, para o atingimento das metas do Governo Roseana Sarney. “Nossas instituições, juntas, hoje, podem mostrar que é possível combater a inércia, substituir timidez e descrença por ousadia, esperança e determinação. Juntas, podemos falar de responsabilidade social e de consciência coletiva, de solidariedade e de compromisso com o desenvolvimento do estado”, afirmou o reitor da Uema.

E complementou: “Reafirmo aqui a minha crença de que a Universidade não pode ignorar os desafios do mundo exterior nem as demandas internas da sociedade, onde está inserida, sem fazer uma escolha estratégica do caminho a trilhar para adaptar-se à nova situação. Nesta feliz ocasião manifesto aos novos alunos, em nome da Universidade Estadual do Maranhão, votos de pleno sucesso e das mais altas realizações. Logo, perceberão o valor inestimável de sua formação profissional, chave que lhes abrirá as portas de grandes e novas oportunidades.”

Segundo o coordenador do Curso em Meteorologia, Gunter de Azevedo, “esse é um grande desafio, até porque para nós, o ensino a distância também não deixa de ser uma novidade. Só que, quando você encontra um desafio, a vontade é enfrentá-lo e superá-lo”.

A aula inaugural foi proferida pelo diretor técnico do SEBRAE/MA, José Ribamar da Silva Moraes, que tratou sobre empreendedorismo. “O maior problema em empreender é a falta de criatividade, deve-se colocar a criatividade em ação”, disse Moraes.

Os cinco cursos totalizam quase três mil alunos matriculados. O evento foi transmitido por meio de videoconferência para os 18 polos que ofertam os cursos técnicos: Luís, Açailândia, Arari, Bacabal, Barra do Corda, Bequimão, Brejo, Caxias, Codó, Colinas, Coroatá, Grajaú, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Bento, São José de Ribamar e Timon. "Implantamos 13 cursos técnicos, dos quais, oito já iniciaram suas atividades; agora, no segundo semestre, iniciam mais cinco. Com certeza, esses cursos vão contribuir para a superação dos déficits educacionais, voltados para o mercado de trabalho", destacou o coordenador geral do UemaNet, Roberto Serra.