Docentes do CCA participam de Seminário de Avaliação dos Cursos de Pós-graduação em Brasília


Por em 21 de setembro de 2012



O Seminário de Avaliação dos Cursos de Pós-graduação, na área de Medicina Veterinária, aconteceu no período de 12 a 14 de setembro, em Brasília, sendo promovido pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Participaram do evento, na condição de palestrantes, as professoras Ana Lúcia Abreu Silva, coordenadora do Mestrado em Ciência Animal; Alana Lislea de Sousa, coordenadora do Projeto Procad/ Amazônia; e Francisca Neide Costa, coordenadora do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Animal e diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Na oportunidade, a professora Ana Lúcia Abreu Silva apresentou o relatório do Mestrado em Ciência Animal/CCA/Uema, referente ao ano de 2011, no qual foi enfatizada a evolução do Mestrado em Ciência Animal, destacando a captação de recursos pelos docentes, melhoria da publicação e do tempo de defesa dos pós-graduandos. Resultados estes que permitem a projeção de mudança de conceito na próxima avaliação da Capes e que culminará com a elaboração do projeto do curso de doutorado na mesma área.

Já a professora Alana Lislea de Sousa relatou sobre a experiência do convênio Procad/USP/Uema, ressaltando a importância deste e do apoio financeiro recebido, que permitiu o treinamento técnico tanto de discentes quanto de docentes do mestrado em ciência Animal pela USP, o incremento das pesquisas, além da oportunidade de intercâmbio.

Por sua vez, a professora Francisca Neide Costa destacou os principais pontos positivos do Dinter em Medicina Veterinária, realizado por meio do convênio Uema/Unesp-Jaboticabal, apoiado pela Capes. Foram pontos mencionados a titulação de 12 docentes, sendo 10 da Uema e 2 do IFMA, em tempo e custos muito menores que os dos doutorados tradicionais; teses desenvolvidas com temáticas locais, possibilitando a solução de problemas regionais; surgimento de novos grupos de pesquisas; e a melhoria no ensino da graduação, dentre outros.

Na ocasião, a diretora do CCA ainda lembrou que 3 dos docentes titulados pelo Dinter compõem o corpo docente do Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Animal, aprovado pela Capes, em 2011, e implantado em agosto de 2012, no CCA/Uema. Também aproveitou a ocasião para agradecer a Unesp e a Fapema, pelo apoio financeiro concedidos ao Dinter em Medicina Veterinária.

“Vale ressaltar que o Dinter em Medicina Veterinária foi escolhido pela Capes para ser apresentado, em função dos resultados positivos alcançados e por ter sido o primeiro em Veterinária do país”, disse Francisca Neide.

Entre as temáticas discutidas no Seminário de Avaliação dos Cursos de Pós-graduação, também foi destaque a importância da modalidade de mestrado profissional, na formação de profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos, porém não têm interesse de exercer a docência. Por essa razão, a Capes está estimulando, cada vez mais, a criação destes cursos nas instituições públicas e privadas.



Últimas Postagens