O PPDSR da Uema realizará primeira defesa de dissertação

Por em 6 de junho de 2012

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socio-Espacial e Regional (PPDSR) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizará sua primeira defesa pública de dissertação de mestrado, no dia 11 de junho, às 15h, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA).

O trabalho intitulado “Dinâmica agrícola da soja no cerrado da microrregião de Chapadinha – MA: sua inserção no município de Anapurus” será defendido pelo estudante Alanildo Gomes Guimarães. A orientação da pesquisa ficou sob a responsabilidade do professor Alessandro Costa da Silva, do departamento de Química e Biologia.

A banca avaliadora será composta pelos professores José Sampaio Matos Jr, do departamento de História e Geografia, vinculado ao mestrado em Desenvolvimento Regional e Altamiro Ferraz Jr, do departamento de Química e Biologia, vinculado ao mestrado em Agroecologia. Os membros suplentes da referida banca de defesa serão, o professor Itaan de Jesus Pastor Santos, do departamento do curso de Medicina Veterinária da Uema e a professora Alana Aguiar, do departamento de Agronomia da Ufma.

O professor Alessandro Costa da Silva tem experiência na orientação de estudantes de mestrado. Seu primeiro orientado foi o agrônomo Durval Velloso do mestrado em Agroecologia da Uema, cuja dissertação foi defendida em 2002. Seu orientado mais recente foi o engenheiro ambiental Marcelo Alencar do mestrado de Saúde e Ambiente da Ufma, cuja dissertação foi defendida em 2010.

“Este é um momento histórico para a construção e consolidação do nosso programa”, relatou a coordenadora do PPDSR – Uema, professora Zulene Barbosa.