SigEleição: Comissão Eleitoral da UEMA apresenta sistema de votação on-line que será utilizado nas eleições para os cargos de Reitor e Vice-reitor

Por em 26 de agosto de 2022

A Comissão Eleitoral da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA) apresentou, nessa quinta (25), o sistema de votação on-line SigEleição.

O sistema é uma solução para o gerenciamento de processos eleitorais da Universidade e suas Unidades, de forma online, garantindo eficiência, por meio da informatização das eleições realizadas na instituição.

“É a primeira vez que a UEMA realizará uma eleição on-line. E isso é muito importante, um grande avanço. Participaram do momento candidatos que estão no pleito para os cargos de reitor e vice-reitor, bem como representantes dos que não puderam estar presentes. A votação abrange todos os campi da UEMA e poderão votar professores, alunos regularmente matriculados e técnicos administrativos que tenham matrícula”, explicou o Presidente da Comissão Eleitoral, prof. Fernando Santos.

Na oportunidade, os participantes puderam esclarecer suas dúvidas sobre as eleições que acontecerão dia 12 de setembro.

Manual do Eleitor

Para esclarecer sobre os procedimentos a serem adotados no dia do pleito, a Comissão Eleitoral, elaborou o Manual do Eleitor “como votar nas eleições da UEMA 2022?” que está disponível para acesso on-line (clique aqui).

No Manual, contém informações a respeito do passo a passo a ser adotado para validação do voto e o site no qual ocorrerá a votação.
Para votar, será necessário acessar o SigEleições (sis.sig.uema.br/sigeleicao) utilizando o usuário e senha do SigUEMA.

Quem ainda não fez o autocadastro no SigUEMA, pode acessar sig.sig.uema.br, em seguida clicar em “cadastre-se” de acordo com sua categoria (estudante, professor ou funcionário) e depois preencher todos os dados solicitados no formulário.

A Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) criou tutoriais para orientar os usuários a realizarem o autocadastro, confira os vídeos:

Tutorial para professores e funcionários ->Como fazer autocadastro no SigUema Administrativo?

Tutorial para estudantes ->Como fazer autocadastro no Portal Discente?

Para saber mais informações sobre o processo eleitoral da UEMA, acesse Eleições UEMA 2022.

Por Paula Lima

Fotos: Rafael Carvalho