Uema finaliza consultas públicas itinerantes no estado sobre a “Elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru”

Por em 30 de novembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo Geoambiental da Uema (NUGEO), em convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), finalizou na manhã desta quinta-feira (30), a quarta e última consulta pública nos municípios das regiões hidrogeográficas do Rio Itapecuru sobre a “Elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru”.

A capital do estado do Maranhão foi escolhida para encerrar os trabalhos itinerantes das consultas públicas realizadas ao longo da semana, iniciadas na segunda-feira (27), no município de Colinas, região hidrogeográfica do alto curso do Rio Itapecuru. Em São Luís, o encontro contou com a presença de membros da sociedade civil, acadêmicos do curso de Geografia Bacharelado da Uema, doutorandos em Desenvolvimento em Meio Ambiente da UFMA, e das autoridades que compuseram a mesa, o Dr. Clóvis Paz, superintendente da CODEVASF, Prof. Leonardo Silva Soares, vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão, Dr. Clênio Bernardes, Gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão — CAEMA, Prof. Fabrício Brito, representando a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico e programas estratégicos, no ato representando o ex-governador José Reinaldo Tavares e Dr. Pedro Marinho, representando todo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru.

Para o superintendente da CODEVASF, Dr. Clóvis Paz, existe a necessidade de um planejamento conjunto entre a companhia e a Uema para a realização de um estudo nas demais bacias hidrográficas do Maranhão, com prioridade para a Bacia do Mearim.

“Sou um filho do Itapecuru, e hoje, tornamos realidade uma ideia que sai do papel e se torna uma realidade concreta, um trabalho robusto. Trabalhamos em um plano diretor que não é apenas um plano diretor, mas, sim, um diagnóstico, com diretrizes e ações com ordem de prioridades e estratégias a serem implementadas ao longo da bacia, que vão garantir o uso racional desse bem hídrico para usos múltiplos e sobretudo, garantirá condições de perenidade da bacia. Esse plano faz parte do Plano Nacional de Recursos Hídricos, é o primeiro plano existente de recursos hídricos do Maranhão e nossa intenção é expandir para todas as bacias presentes no estado”, afirma o superintendente.

Segundo a representante do comitê da Bacia Hidrográfica do Itapecuru, Suely Gonçalves, pontua a necessidade da continuidade dos trabalhos de interlocução com a sociedade civil, iniciativa privada e poder público, com a universidade, em condição de instituição de ensino superior, pela implementação das atividades e metas previstas para os próximos 10 anos no contexto da Bacia do Itapecuru.

“Gostaria de destacar a competência não só do coordenador do projeto, o Prof. Dr. Luís Jorge Dias, mas, também, de toda a equipe que desenvolveu o trabalho de grande magnitude e de grande relevância para a sociedade. No trabalho realizado pelo comitê, temos que continuar a defender e desenvolver trabalhos em prol da preservação da Bacia do Itapecuru, sendo um trabalho desenvolvido por várias mãos, de pessoas presentes ao longo de todo o curso do rio, mas, também, de mais rios e bacias presentes por todo o estado”, enfatiza Suely Gonçalves.

O encontro é fundamental considerando a necessidade de participação popular na construção de instrumentos de planejamento territorial, considerando a viabilidade de divulgação de resultados técnico-científicos referentes à “Elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru”, conforme preconizado pela Lei Federal n.º 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos.

“Para nós, hoje, é um momento importante visto que estamos em um momento de fragilidade na situação das nascentes de rios e bacias. Então, acredito que por ser um trabalho muito consistente, ele dá direcionamento para políticas públicas, para o estado, para o governo federal, ao ser isso que eles precisam, e é exatamente o que estamos entregando aqui. O motivo de estarmos aqui hoje em uma consulta pública é exatamente pelo fato de que esse direcionamento realizado pela parceria entre Uema e CODEVASF, ele está aberto para novas sugestões tanto de pesquisadores quanto da sociedade civil, usuários diretos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru”, comenta o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Paulo Catunda.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho